Equipe
Coordenador
Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes
Link para pesquisa no google acadêmico
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade São Francisco. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos. É presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria.
Colaboradores
Maiana Farias Oliveira Nunes
Acesso ao currículo Lattes
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004), mestrado (2007) e doutorado (2009) em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Foi bolsista Capes durante o mestrado e doutorado. Atualmente faz pós-doutorado na UFRGS no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, com bolsa pelo Cnpq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, orientação profissional, auto-eficácia, personalidade e interesses profissionais.
Alunos de Doutorado
Nathalia Piacentini
Construção e estudos iniciais de validação de uma medida de resiliência para adolescentes e adultos.
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a busca de evidências de validade e conteúdo, da estrutura interna e por construto relacionado de uma medida de resiliência para uso em adolescentes e adultos.
Gustavo Klauberg Pereira
Construção e Validação de uma Escala de Avaliação de Personalidade para policiais.
O projeto tem como objetivo construir e validar uma escala de avaliação da personalidade, no modelo dos Cinco Grandes Fatores. Para alcançar esse objetivo será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o modelo dos Cinco Grandes Fatores de personalidade no contexto policial, visando identificar os traços mais relevantes para profissão, além dos estudos próprios de busca de evidências de validade baseada no conteúdo da escala, de busca de evidências de validade pela estrutura interna e precisão da escala e de busca de evidências de validade relacionada às variáveis critério. A relevância científica deste trabalho está em contribuir para o avanço da compreensão da personalidade no contexto policial, fornecendo uma ferramenta válida e confiável para a avaliação desse construto. A escala resultante deste estudo poderá ser utilizada em futuras pesquisas e intervenções no campo da psicologia do trabalho e das organizações e da psicologia da saúde, especialmente no contexto de segurança pública, com potencial para melhorar a qualidade de vida e o desempenho profissional dos policiais. A amostra para validação da escala será composta por policiais brasileiros pertencentes às diversas forças de segurança pública do Brasil.
Fabrício Raupp
Evidências De Validade E Precisão Da Bateria De Escalas De Autoeficácia Para Esportes Coletivos Segundo Os Princípios Da Testagem Universal.
Este projeto enfoca o uso do conceito de autoeficácia no desempenho no esporte de pessoas sem e com deficiência física e/ou visual. A pesquisa tem por objetivo investigar as evidências de validade e precisão da Bateria de Escalas de Autoeficácia para Esportes Coletivos, um instrumento de medida da autoeficácia para atletas de esportes coletivos. A Bateria será adaptada, pelos princípios da Testagem Universal, para uso em atletas sem e com deficiências físicas e/ou visuais. Para cumprir esse objetivo são propostos três estudos: primeiramente, uma revisão de literatura sobre o tema; em segundo lugar, a adaptação dos itens do instrumento para Testagem Universal; e, por fim, a busca de evidências de validade, usabilidade e confiabilidade do instrumento
Mariana de Azevedo
Adesão e efeitos de um programa baseado em mindfulness sobre a saúde mental de trabalhadores no modelo remoto.
O projeto tem como objetivo verificar a adesão e os efeitos de um programa baseado em mindfulness (MBCT-FP) comparado a um programa de intervenção de controle ativo sobre a saúde mental de trabalhadores que atuam no modelo de trabalho remoto. A abordagem metodológica será experimental longitudinal. O experimento controlado terá delineamento intra e inter grupos para verificar o efeito do componente mindfulness sobre medidas de engajamento no trabalho, bem-estar no trabalho, estresse percebido e outras. A personalidade, por meio do modelo dos Cinco Grandes Fatores, será verificada enquanto moderadora da adesão às sessões e às práticas do programa, e também como moderadora dos efeitos da intervenção. A justificativa para a realização desde projeto é analisar a viabilidade em termos de custo-benefício (quando comparado a intervenções individuais) implicando no atendimento a uma maior quantidade de trabalhadores em menos tempo e com menor custo financeiro. Além disso, é uma alternativa para tornar acessíveis intervenções para promoção da saúde mental com evidências de eficácia, flexíveis e adaptáveis ao dinamismo dos contextos organizacionais e de trabalho.
Alunos de Mestrado
Michele Inácio
Construção e Busca de Evidências de Validade e Precisão de uma Medida de Gerenciamento Emocional.
Esta pesquisa tem como objetivo construir um instrumento de Gerenciamento Emocional e buscar evidências de validade e precisão. O instrumento será construído a partir das teorias de Inteligência Emocional e que se proponha a mensurar o Gerenciamento Emocional como um fator da Inteligência Emocional. Esse estudo tem relevância social e científica, possibilitando maior conhecimento aos indivíduos em relação a suas estratégias de Gerenciamento Emocional. E aos profissionais especialmente que trabalham na área clínica e educacional contribuir no processo de avaliação. A relevância científica visa contribuir para o avanço da temática em questão.
Juscielly Kaefer
O papel de resiliência, neuroticismo, autoeficácia sobre o funcionamento psicológico.
O projeto tem como objetivo analisar o papel de resiliência, neuroticismo e autoeficácia sobre o funcionamento psicológico (FP) de adultos da população geral. Para isso, pretende-se identificar as relações existentes entre as variáveis; verificar os efeitos diretos, de moderação e mediação, de resiliência, neuroticismo e autoeficácia sobre FP. Assim como, avaliar como cada variável atua na predição de FP. Esta pesquisa será composta por um único estudo, de caráter empírico, abordagem quantitativa, descritiva correlacional e recorte transversal. A relevância científica deste projeto está em ampliar o conhecimento sobre fatores preditores associados ao funcionamento psicológico de adultos com o objetivo de auxiliar profissionais da saúde a elaborarem diagnósticos e tratamentos mais precisos. Além disso, contribuir com pesquisas futuras, como de intervenções voltadas à promoção da saúde mental e servir de subsídio para políticas públicas e escolhas clínicas.
Egressos
Doutorado
Marina de Cuffa
Validade de instrumentos de Avaliação Psicológica para a avaliação de motoristas com diferentes padrões de condução.
Cassandra Melo Oliveira
Evidências de validade de uma bateria informatizada para avaliação da personalidade adaptada ao desenho universal.
Gabriela Frischknecht
Evidências de validade de medida e modelo conceitual da autoconfiança esportiva
Karen Cristine Teixeira
Construção e busca de evidências de validade e precisão de um instrumento para avaliar ansiedade competitiva em atletas
Pós-Doutorado
Jeferson Pires
Traços de personalidade ao longo do ciclo vital: especificidades da última etapa do desenvolvimento humano
Mestrado
Cássia Roettgers
Construção e validação de uma escala de flow para atletas e praticantes de exercício físico.